Ingredientes: 2kg de bacalhau dessalgado e cozido em pedaços 5 colheres de alho amassado 2 xícaras de azeite 3 pimentões coloridos (vermelho, amarelo e verde) em rodelas 2 cebolas médias em rodelas 6 ovos cozidos em rodelas 3 tomates em rodelas 200g de azeitonas pretas em filetes 200g de azeitonas verdes em rodelas 300g de batatas em rodelas semi-cozida no caldo do bacalhau 1,500ml de caldo do cozimento do bacalhau Cheiro verde picado Modo de Fazer: Num refratário, coloque um pouco de azeite e disponha camadas de bacalhau, o alho, batatas, as cebolas, tomates, pimentões, azeitonas, ovos e cheiro verde. Repita as camadas até que termine os ingredientes. Regue com azeite e leve ao forno.

Postado por Unknown quarta-feira, 31 de março de 2010 1 comentários

Ingredientes: 400g de bacalhau 3 cebolas picadas 2 cenouras raladas (ralo grosso) 2 dentes de alho amassados 3 colheres (sopa) de azeite 4 colheres (sopa) de manteiga (2 colheres + 2 colheres) 3 fatias de pão de forma sem casca 3 xícaras de água fervente (1/2 xícara + 2 1/2 xícaras) 2 colheres (sopa) de cebola ralada 4 colheres (sopa) farinha de trigo 4 gemas 4 claras sal, pimenta do reino e noz moscada 1/2 xícara de queijo parmesão ralado 1/2 xícara de pão francês ralado manteiga gelada em pedacinhos
Modo de Fazer: Deixe o bacalhau de molho por 24 horas, trocando a água a cada tempo. Escorra e lave-o com água fervente. Depois de retirada a pele e espinhas, desfie-o bem. Aqueça o azeite com 2 colheres de manteiga, junte as 3 cebolas, cenouras e o alho. Deixe dourar. Acrescente o bacalhau desfiado e deixe apurar por 5 minutos. Reserve. Esmigalhe o pão de forma e regue com 1/2 xícara de leite. Deixe de molho por 15 minutos. Amasse o pão e adicione à mistura do bacalhau. Aqueça as 2 colheres de manteiga restantes e junte 2 colheres de cebola ralada. Deixe dourar. Junte a farinha de trigo, mexendo até dourar. Acrescente, aos poucos, as 2 1/2 xícaras de leite fervente restantes, mexendo até obter um creme espesso. Tempere com sal, pimenta do reino e noz moscada. Retire do fogo e junte, suavemente as claras batidas em neve (bem fofa). Unte um pirex, coloque a mistura do bacalhau, cubra com molho branco reservado. Misture o queijo parmesão com os farelos de pão francês e polvilhe por cima do bacalhau. Distribua os pedacinhos de manteiga gelada e leve ao forno até dourar.

Postado por Unknown 0 comentários

Ingredientes: 1,5kg bacalhau dessalgado e em lascas bastante alho 600g batata em fatias finas 1 pimentão verde em fatias 1 ½ pimentão vermelho em fatias 1 pimentão amarelo em fatias 3 cebola em fatias Azeitonas pretas e verdes em lascas Cheiro verde picado bastante azeite açafrão Modo de fazer: Dessalgue o bacalhau por 24 horas em água. Reserve a água. Pré-cozinhe a batata na água em que dessalgou o bacalhau. Frite o alho no açafrão, com bastante azeite. Reserve. Distribua as camadas de batata, cebola, pimentões, cebola, bacalhau, azeitonas. Cheiro verde e o alho frito no pirex; vá repetindo até que termine os ingredientes. Regue com bastante azeite. Leve ao forno. -------------------------------------------------------------------------------------------------

<


Postado por Unknown 0 comentários

Massa: 3 xícaras de farinha de trigo 1 1/2 tablete de claybon 2 gemas Amassar e forrar a fôrma. Recheio: Deixar de molho em água e sal, 4 cebolas grandes em rodelas. Dourar estas cebolas em 1 colher (sopa) de margarina e arrume sobre a massa. Creme: 3 ovos 3 colheres (sopa) de farinha de trigo 1 1/2 copo de leite 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado sal Bata tudo no liqüidificador, não leve ao fogo, e coloque por cima das cebolas. Polvilhe com queijo parmesão ralado e leve ao forno por aproximadamente 1 hora. ------------------------------------------------------------------------------------------------------------- www.culinariacomgosto.blogspot.com

Postado por Unknown 0 comentários

Recheio: 2 colheres (sopa) de manteiga 1/2 cebola ralada 1 vidro grande de palmito em rodelas 1 tomate picado 1 pitada de molho de pimenta 1 alho-poró (a parte branca) fatiado fininho orégano e sal Modo de fazer: Leve ao fogo a manteiga com a cebola para amolecer. Adicione o palmito e os demais ingredientes. Depois de refogado, junte à parte: 1/2 xícara de leite, 1/2 xícara de queijo ralado, 2 gemas e 2 colheres (sopa) de maizena. Misture ao recheio e deixe engrossar. Reserve e deixe esfriar. Massa: 150g de manteiga 1 ovo inteiro batido sal mais ou menos 3 xícaras de farinha de trigo Modo de fazer: A massa estará no ponto quando desgrudar da mão. Espalhe-a com as mãos em fôrma de torta untada, fure com garfo e leve ao forno por 8 minutos. Retire do forno e despeje o recheio. Cobertura: 2 claras em neve 2 colheres (sopa) de queijo ralado 200ml de creme de leite Despeje (espalhando) sobre o recheio e leve ao forno para dourar (uns 20 minutos).

Postado por Unknown 0 comentários

Ingredientes: 250g de bacalhau dessalgado e desfiado 5 ovos 1 colher (sobremesa) de fermento em pó 1/2 xícara de azeite 1 cebola grande ralada 400ml de leite 4 colheres (sopa) de farinha de trigo bem cheias 1 colher (sopa) de suco de limão salsa picada, sal e pimenta do reino Modo de fazer: Refogue a cebola no azeite até dourar. Retire do fogo e deixe esfriar. Depois de frio, junte as 5 gemas, a farinha, fermento, leite e bacalhau. Adicione o sal, pimenta e salsa. Bata as 5 claras em neve e junte, lentamente, à massa de bacalhau. Despeje em tabuleiro untado e enfarinhado. Leve ao forno até assar. Retire do forno e desenforme sobre um pano de prato úmido e limpo. Enrole no formato de rocambole (só para dar forma). Abra o rocambole e espalhe o recheio (creme de camarão ou de palmito) e enrole novamente. Deixe esfriar e passe maionese, enfeitando com azeitonas. Sirva frio.

Postado por Unknown terça-feira, 30 de março de 2010 0 comentários

Ingredientes: 4 filés de salmão 2 colheres (chá) de mostarda dijon pimenta do reino Molho: 2 xícaras de tomate picado 2 colheres (chá) de folhas de manjericão picadas 2 colheres (sopa) de cebola ralada 1 colher (sopa) de hortelã picada 2 colheres (chá) de suco de limão 1 colher (chá) de pimentão Modo de fazer: Numa tigela, misture o tomate com os demais ingredientes do molho e deixe tomar gosto. Reserve. Aqueça uma frigideira anti-aderente. Pincele cada filé de salmão com a mostarda e salpique a pimenta. Coloque na frigideira e cozinhe cada lado por 5 minutos ou até ficar macio ao toque de um garfo. Aguarde 2 minutos antes de servir. Sirva regado com o molho de tomate e hortelã.

Postado por Unknown 0 comentários

Ingredientes: 1 filé de salmão 200ml de mel 30ml de molho de soja 15ml de suco de limão gergelim Óleo de gergelim Modo de fazer: Em um prato, prepare uma marinada com mel, molho de soja e suco de limão. Coloque o filé de salmão para marinar nessa mistura por 1 hora. Em seguida, empane o salmão no gergelim e leve ao forno, num refratário untado com óleo de gergelim.

Postado por Unknown 0 comentários

Ingredientes:

6 postas de namorado limão, sal e pimenta 1 ramo de coentro fresco picado 2 colheres (sopa) de azeite 2 cebolas médias picadas 7 tomates sem pele e sementes 3 colheres (chá) de molho de pimenta 2 colheres (sopa) de cheiro verde picado 3 colheres (sopa) de leite de côco

Modo de Fazer:

Tempere as postas de peixe com suco de limão, sal e pimenta. Junte o coentro e deixe no tempero durante 1 hora. Refogue no azeite as cebolas até ficarem transparentes, junte os tomates, 1/2 xícara de água quente, 1 colher (chá) de sal, o molho de pimenta e o leite de côco, mexendo bem até obter um molho homogêneo. Coloque as postas de peixe neste molho, tampe a frigideira e deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 20 minutos. Acrescente o cheiro verde e sirva.

Postado por Unknown segunda-feira, 29 de março de 2010 0 comentários

Ingredientes: 1 cherne inteiro de aproximadamente 4kg (eu já compro aberto nas costas, sem a espinha e limpo) limão sal e pimenta do reino coentro Modo de Fazer: Tempere o peixe com limão, sal, pimenta do reino e coentro. Deixe pegar gosto por aproximadamente 1 hora. Recheie com a farofa, feche (costurando) e leve ao forno até assar. Ingredientes: Farofa: azeite farinha de mandioca cebola azeitona preta picada camarão Faça a farofa com os ingredientes acima. Um pouco antes de estar pronto, adicione ao tabuleito do peixe as echalotes (mini-cebolas) refogadas com azeite, alho-poró e açafrão.

Postado por Unknown 0 comentários

Ingrediente: 1 lombo de salmão azeite 1 cebola bem grande alecrim, manjericão, orégano e coendro (dill) frescos Pimenta rosa pimenta do reino limão Modo de Fazer:

Tempere o salmão com limão, azeite, sal grosso e pimenta do reino, deixe tomar gosto por alguns minutos. Enquanto isso, corte a cebola em rodelas grossas. Numa assadeira, faça uma camada com as rodelas de cebola e coloque por cima o salmão. Distribua as ervas, a pimenta rosa, regue com mais um pouco de azeite e leve ao forno por 15-20 minutos, ou até que o salmão esteja cozido. Retire o salmão do forno e sirva acompanhado de arroz de açafrão.

Postado por Unknown 0 comentários

Receba as receitas